|


"O
Ária (Celtas, Gregos e Romanos) trouxe, portanto, à Ibéria o Naturalismo, e o Semita, (Árabes e Judeus) o Espiritualismo."

"A dor espiritualiza o desejo, e o desejo, por sua vez, materializa a dor. Lembrança e desejo confundem-se, penetram-se mutuamente, e precipitam-se depois num sentimento novo que é a Saudade."

"Portugal foi livre, enquanto foi português nas suas obras; enquanto soube realizá-las, obedecendo apenas à sua Vontade vitoriosa. (...) A escravidão é feita de descanso e de tristeza."


"A Saudade, no mais alto sentido, significa a divina tendência do português para Deus; na sua expressão decadente, patológica, representa a tendência do português para o fantasma..."

"Uns prometem a Liberdade, os outros prometem Deus; e, suspensa de tal promessa, conseguem ter obediente aos seus desígnios a eterna criança ludibriada - o Povo. (...) É a alma negra da anarquia.".

Citações de Arte de ser Português de Teixeira de Pascoaes.

Pequeno livro do criador do Saudosismo, Teixeira de Pascoaes. À primeira vista parece um tratado que enceta o futuro Estado Novo. No fundo, espelha um sentimento da intelectualidade portuguesa do início do séc. XX. Bastante místico e pouco dedutivo, consegue ainda assim definir com actualidade as virtudes e defeitos daquilo a que chama a Alma Pátria. Pareceu-me algo "dirigista", como prova a total ausência de referências a Eça, ao invés de Antero de Quental ou Camilo Castelo Branco. Bastante interessante para quem procura a interpretação intelectual da vivência portuguesa típica e rural.

0 horizontes dispersos: