O Processo

|


"...Da lei (...) não consta que os juízes possam ser influenciados. Ora, a minha experiência diz exactamente o contrário."

"Tu aceitas como demasiado óbvio tudo aquilo que os teus amigos fazem por ti."


"É um erro. Como é que um ser humano pode ser culpado. Nós aqui somos todos seres humanos, tanto uns como os outros."

"O texto é imutável e as opiniões são, muitas vezes, apenas a expressão do desespero."

"Como um cão! Disse ele, era como se a vergonha lhe devesse sobreviver."


Frases da obra "O Processo" de Franz Kafka

“O Processo”, obra emblemática do século XX, e considerada por muitos como a magnus opus de Franz Kafka é um livro de excertos, amigavelmente coleccionados a título póstumo por um amigo de Kafka. Estando a história da vida de Kafka ligada ao Direito, é plausível acreditar que a personagem Josef K. seja o próprio Kakfa, e que a história, com elevado grau de surrealismo, seja uma impressão do escritor sobre a encruzilhada da sua vida (não esquecer que Kakfa morreu num manicómio).

Quanto ao livro, é de fácil leitura, e até de certa forma recomendável quando a vida do leitor estiver mais atarefada. É que como compilação de escritos, a história torna-se divisível, ainda que seja sempre linear, á volta de um processo que se estabelece à personagem. Sem nunca haver um derradeiro encontro com o juiz do processo nem com a sala de audiências, transparece clara e propositadamente, a ideia de Justiça como arquétipo, impossível de alcançar, e imperfeita na justa medida da imperfeição humana. Tal como em “Metamorfose”, a história é terrivelmente claustrofóbica. Mas ao contrário de “Metamorfose”, o fim não é abrupto, e vai-se percebendo durante a leitura. Pessoalmente, o livro não me “agarrou”, mas é interessante e excêntrico, uma boa leitura sem dúvida! Na minha edição do livro, havia até espaço para “Fragmentos”, isto é, escritos que não foram integrados na história, mas que são belos apêndices e que ajudam a explicar a incursão de algumas personagens que no fio condutor da narrativa aparecem só ao de leve. Por fim, fiquem com a certeza que o caso jurídico se resolve num fim fechado.

0 horizontes dispersos: