O Horizonte da Alma XX

|
Todos estão quietos e cansados, guardados do luar. Eu estou ao luar, ainda que me falte o tempo que preciso para pensar. Mas resta-me sempre um grande amor ao cansaço, ao meu próprio cansaço, porque ele é filho das coisas todas que fiz. Vivemos na proporção da fadiga. Parece não haver fuga para isso, que estupidez… Quem me dera estar sempre cansado. Não deste cansaço que é a fartura de estar farto! Refiro-me àquele formigueiro tão desconexo e bravio, sem sentido, com o qual luxariamos os nossos feitos domingueiros e perenes, enfim… Frases e frases sem eloquência ou fama futura! Perfeito seria mergulhar nesta sede de não ser nada em particular e chegar a um ponto, como que a queda de uma estrela, só a queda, sem a estrela, e esse acto de cair fosse todo o sossego de quem vai cair na verdade das coisas todas. Enfim, para aqui me encontro tendo pena que o mundo não seja por vezes, um amontoado infantil de hipálages onde viver na lua deverá ser melhor do que aqui.

0 horizontes dispersos: