Para Economista e pessoas preocupadas com o Desemprego

|
Há muito tempo que não é por falta de aviso. Eu próprio, por ser luta pessoal à bastante tempo como aqui provo, me auto elogio.

A notícia on-line está incompleta. Portugal é o 171º país onde é mais fácil contratar. Se existem excessos, também não se pode dizer que estejamos equilibrados, muito pelo contrário. Atrás de nós, só mesmo meia dúzia de países, provavelmente com pronunciados tiques comunistas e de imobilismo económico.

Tudo isto enquanto:
O PS divaga no Keynesianismo Labrego onde o que é preciso são grandes obras públicas; a Esquerda Radical arma o braço CGTP; a Direita só pensa em descer a carga fiscal sobre o trabalho e recusa alterar o Código Laboral (o PSD até votou a favor deste código PS).

Nota: A descida da carga fiscal sobre o trabalho diminui o custo do factor trabalho na actividade productiva. Isto terá impactos academicamente benévolos na Economia Real que poderei descrever noutro texto. Colateralmente, poderá também agilizar o mercado de trabalho. Ainda assim, não será a forma mais eficiente do fazer. Há também dúvidas legítimas sobre o aproveitamento que o patronato fará desta despenalização fiscal.

0 horizontes dispersos: