O mau jornalismo é um feudo

|
“Sócrates tentou, questionando, levar Ferreira Leite para terrenos que julgava mais confortáveis. Mas Manuela reagiu sempre com energia, genuinidade e racionalidade. O diálogo parecia fazer-se entre um jornalista, alguém que se despede do poder e a figura que o vai assumir.”

Correio da Manhã; articulado de uma notícia de Octávio Ribeiro

O mau jornalismo sempre deu mais que comer que o bom jornalismo. Especialmente em países a brincar à Democracia à relativamente pouco tempo. Estes abutres, tão rosas como laranjas, não têm jornais próprios, e por isso, escrevem nos ditos independentes o que só era admissível em jornais assumidamente comprometidos. Como é sabido por este blog, não acho que seja caso único em Portugal. Só espero é que isto de falar de jornalismo não passe à Agenda Política. Há muitos que o querem.
Já agora, desejo ardentemente que Pacheco Pereira se indigne com este artigo no seu programa. Só para que a Política de Verdade assuma o adjectivo.

4 horizontes dispersos:

João Gante disse...

O Pacheco já me disse que pretende indignar-se. Quando começares a analisar os telejornais da RTP e topares os favores ao poder. Dá um bocado mais de trabalho de desenterrar que o pedaço de lixo jornalístico que aqui mostras. É que os da RTP também são nojentos. Mas levam água de rosas.

Pedro Carvalho disse...

Eu não acho que a RTP tenha mau jornalismo. Não tenho lugar fixo para ver o telejornal, mas vejo-o muitas vezes na RTP. Não tenho encontrado nem conheço ninguém que encontre amiúde problemas nos noticiários da RTP. Nem mesmo o próprio Pacheco Pereira, tão dedicado aos assuntos do mau jornalismo.

João Gante disse...

Não encontras textos do Pacheco Pereira criticando a RTP pelo mau jornalismo...quando isso é quase uma questão do domínio geral, muito me espanta que possas estar a partir para o falso argumento.

Desculpa dizer-to mas, se não encontras isso, não encontras o mau jornalismo que a RTP faz.

Quem diz a RTP diz, por exemplo, o DN. Claro que também diz o Público, o Expresso...enfim.

Se não conheces ninguém - e conheces-me a mim - que encontre mau jornalismo na RTP, isso não invalida que ele exista. Eu não vejo muitas vezes o telejornal da RTP (entre outras razões porque gosto de estar completamente informado) mas sabe deus que, quando vejo, há normalmente por onde pegar.

Pedro Carvalho disse...

Não descortino o falso argumento. E também é novidade para mim que seja de domínio geral o mau jornalismo da RTP.