(Cont do texto: Onde está o voto deles? - Política )
Nunca se é tão feliz nem tão infeliz como se imagina
(Cont do texto: Onde está o voto deles? - Política )
A melhor forma política do Ocidente analisar o que se passa no Irão é com a distância impassível de quem não se imiscui nos assuntos da República Islâmica. Algo que torne imperturbavelmente espontânea a marcha da esperança pela Liberdade. Porque na verdade é isso que se trata; a procura no exterior, na câmara política, no sistema, no ar das ruas, daquilo que mais puramente todo o homem é: livre. Ninguém sai à rua para dar a sua vida. Mas quando se sai à rua em Teerão à uma escolha entre voltar para casa ou seguir um imperativo, e acreditem, esse imperativo que os faz arriscar tudo é a Liberdade. Ninguém arrisca tudo por um regime, um homem, um aspecto. As multidões não arriscam a vida por uma forma de estar.
O Esplanada Cidadania, depois do Blog e do e-mail (esplanadacidadania@gmail.com), tem agora uma página no Facebook.

Informo-me agora com espanto que o CDS-PP propôs uma moção de censura ao governo do PS. Uma moção de censura a três meses do final da legislatura é ridícula. Não há o mínimo interesse em desenvolver soluções para os desafios políticos, até porque, parece tudo já em gestão de esforço para as futuras legislativas. Esta moção de censura é só mais um exercício dessa lógica.
Vejamos o propósito desta moção. Qualquer moção de censura é chumbada quando existe uma maioria parlamentar do partido que governa, neste caso o PS. Posto isto, para que serve uma moção de censura? Perdendo a sua componente prática, resta à moção a sua componente simbólica, a de protesto. Ora também esta não cola, não pode colar, pelo simples facto do CDS ter tido quatro anos para apresentar tal moção e apresenta-a agora, depois de uma vitória eleitoral da direita e a três meses do final da legislatura. Esta atitude não só demonstra o minimalismo com que é tratado o múnus legislativo, como também expõem gravemente o carácter perverso do xadrez político nacional.
Com uma moção de censura colocada num momento estratégico (Sócrates iria ter debate semanal esta semana e desta forma muito tempo de antena), Portas aproveita para contar espingardas, sendo certo que o PSD vai votar a favor da moção de censura, pois o último quadro eleitoral mostrou como Manuela Ferreira Leite está refém do CDS-PP. Esta nova submissão não espanta, pois Portas e Ferreira Leite já foram ministros do mesmo (mau) governo, Portas adora ser poder, e Ferreira Leite só saberia governar com maioria absoluta, algo que agora é arma de arremesso contra o PS.
O comportamento dos altos dirigentes da direita nacional anda como que, numa roda-viva de infantilidades maquiavélicas. De fait diver em fait diver, acotovelam-se para alcançar o leme, a proa, e o resto. O que mais me abisma é ainda ter de ouvir os pensadores de Direita, que vão mascarando a falta de conteúdo, e o debate europeu foi cabal na demonstração disso mesmo, com aquele tom de superioridade moral. A escola deles foi a mesma, têm a mesma maneira de brincar.

Confesso que hoje, não consigo ter preferência por nenhuma das capas dos nossos jornais desportivos.
Cristiano Ronaldo, A.K.A. CR7/CR9 (caramba parece que escrevi um código de barras...) esta instrucção é para ti. Desde que lês este blog que te tornaste um melhor profissional. Primeiro a Champions, depois o título de Melhor do Mundo e agora a transferência para o Real de Madrid. Como tens 24 anos, a não ser que o teu pai se tenha esquecido de te ir registar (o que me parece provável), e assinaste por 6 épocas, aos 30 estás mesmo bom para voltares a casa, se é que me entendes... Nós aqui no Sporting não te pagamos, mas damos-te o mesmo carinho que damos a todos os outros ingratos que já vestiram a camisola verde e branca. Um texto em relação à tua pessoa só pode ser coadjuvado (Ronaldo, coadjuvado quer dizer auxiliado por, como faz o bandeirinha ao tipo do apito lá nos baldios onde tu jogas) por uma fotografia da tua pessoa, ou de um conjunto de moças a quem tu já converteste pontapés da marca de grande penalidade. Ora o tipo da foto chama-se Mark Teixeira, é luso descendente e recebe por ano 16 milhões de euros. Joga nos Yankees, o Real de Madrid do Basebol, e é o segundo jogador mais bem pago da liga. É o operário de sangue português mais bem pago do mundo. Tu com os teus 12 milhões por época no Real chuchas no dedo... Segundo me disse a Nereida, não tinhas taco para o Basebol...
Findas as Europeias e com poucos deputados por apurar, a Direita sovou a Esquerda Europeia. Uma derrota em toda a linha, onde só Dinamarca, Chipre e Grécia votaram PSE. Tudo o resto é uma mancha PPE (a nossa direita à portuguesa) e a direita liberal da ADLE que consegue vencer na Holanda, Estónia e Finlândia. Mais, só foram penalizados os partidos de governo à esquerda. Em França Sarkozy reforça, em Itália a direita vence tranquila, na Alemanha, esse monstro que sozinho elege 99 deputados, o PPE quase que duplica o PSE. Depois havemos de ter os miseráveis resultados da esquerda em Inglaterra (aposto que os trabalhistas não chegarão a ser sequer segunda força política). Para acabar o caso Polaco, profundamente neoliberal desde a queda do regime comunista, e que elege 24 deputados pelo PPE, 16 por um partido nacionalista da Europa, o UEN “Grupo parlamentar para a União da Europa das Nações” (o nome diz tudo) e apenas 6 para o PSE. O caso polaco é a maior barreira política que a Europa terá para voltar a ser de esquerda, uma vez que aí a direita ganha sempre uma considerável vantagem (neste caso 34 deputados).
Confesso, ainda estar a digerir tão incompreensíveis resultados. A única explicação que até ao momento encontro é a ignorância europeia dos povos que a compõem e como acredito que essa não seja a causa, por agora nada mais.
Copyright © 2008 Folhas ao Horizonte
Design by Styleshout | Blogger Templates by Foros del Blog