|
"Repara, quantos desgraçados há neste mundo, quantas lágrimas, quantas penas, quantos dias sem sol! E eu, em troca... Eu, em troca, tenho o amor de uma mulher como essa..."

"Eu nunca fui ingrato(...) Mas quando não consigo exprimir o que sinto, é como se... como se pudessem julgar que eu sou efectivamente um ingrato, e isso dá cabo de mim!"

"Pelos vistos, a felicidade tinha-o trasntornado; sim, era isso, a felicidade."

"...Vássia sentia-se inferiorizado e indigno da sua felicidade..."

Citações de Um coração Débil de Fiódor Dostoiévski

Este pequeníssimo livro (cerca de 90 páginas) da fase inicial da escrita de Dostoiévski é um constante retrato febril das emoções humanas. É por isso, sufocante, exacerbado, pulsante, irrequieto nas entranhas, turbulento, enfim, é Dostoiévski começando a sua carreira de escritor de interiores humanos. A narração é toda ela excessiva, disforme e absolutamente irreal. Algo calustrofóbico, porque apenas duas personagens tem verdadeiro relevo, o que só não o torna esgotante porque é curto. Acima de tudo expõem a febre sentimental, o torrencial de sentimentos que nos oprimem, e esse mesmo efeito opressor. Levantando um pouco o véu, neste caso os sentimentos que Dostoiévski quase ensaia neste livro são o sentimento de culpa e de responsabilidade. O personagem principal é vítima de um carácter frágil onde o senso de responsabilidade que sente perante os outros o esmaga, uma vez que ele é adorado por todos. O medo de desiludir os que o amam transtorna-o. Muito curto, é o ideal para quem não goste de Dostoiévski e apenas pretendar dar uma olhadela na obra deste Incontornável.

0 horizontes dispersos: