Noites Brancas

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"Nas suas pestanas negras brilhavam ainda lágrimas do susto recente ou da infelicidade antiga, não sei."

"Não tenho história nenhuma."

"Nástenka, é muita bondade sua que, logo de início, queira ser Nástenka para mim."

"Mete-me medo pensar no futuro, porque o futuro será outra vez solidão (...) e de que poderei falar se, na realidade, já fui feliz a seu lado!"

"(...) depois das minha noites fantásticas,vêm os horríveis minutos do desembriagamento."

"Hoje o dia esteve triste, chuvoso, sem uma única aberta, como a minha futura velhice."

"é que, quando estamos infelizes, sentimos mais a desgraça dos outros; o sentimento não se dispersa, concentra-se..."

"Um minuto inteiro de felicidade! Será pouco, mesmo que tenha de dar para a vida de um homem?..."

Frases da novela Noites Brancas de Fiódor Dostoiévski


Li esta novela de Dostoiévski hoje - as pequenas vantagens de uma acirrada gripe - e posso-vos garantir que não dei o tempo por perdido. Pelo contrário, se o género e a cadência se mantém, o conteúdo, apesar de distinto, é de um sublime cuidado e imaginação narrativa. Trata-se do sonho, mais concretamente dos sonhadores, esses homens que se encontram no entremeio da espécie, quase como uns "quase-homens" como Dostoiévski parece querer descrever. O monólogo (mais uma vez Dostoiévski aposta nos predicados deste género), que é entrecortado por diálogos, conta uma passagem de 4 inícios de noite e uma manhã, por alturas de Junho ou Julho, altura do ano onde em São Petersburgo, por fruto da sua alta latitude, tem dias de 24 horas, ou se preferirem, tem noites com sol. Daí as "Noites Brancas" que encabeçam este livro em conjunto com o subtítulo "Das memórias de um sonhador". No tom dramático e febril que caracteriza Dostoiévski, um sonhador puro, cristalizado no sonho e por isso misantropo, fala pela primeira vez com uma jovem. A princípio ele não sabe como se comportar mas aos poucos, ganha a confiança da jovem. Os encontros passam a ser todos os dias ao fim do dia, que no caso de Petersburgo, não dá lugar à noite. Todo o livro, ainda que de temática terrena, comporta algo de fantástico: a personagem não tem de ir trabalhar; vagueia pelas ruas em horas incertas; passou toda a sua vida sem falar com ninguém excepto com a sua criada... Enfim, a novela vale pela reflexão que faz do sonho e da vida daquele que é sonhador. A vida dos sonhos, perfeita e inexistente, onde o sonhador vagueia até ao inexorável dia em que terá de cair na vida real. Para a personagem, a vida dos sonhos, que é a sua única, é bela, nobre, alegre e feita à medida da sua vontade; enquanto que a outra é vil e suja. Uma outra reflexão aparece como que apensada à primeira: o desperdício da vida enquanto se sonha. Enquanto sonhamos deixamos escapar a vida e quando acordamos, parece à personagem ser tarde demais, não tanto porque já somos velhos mas porque agora somos velhos e dói-nos a lucidez, a descoloração dos nossos sonhos, e a solidão real que sobra depois de sonhar.


Uma obra que sobreveio aos Cadernos do Subterrâneo , e que é importante para os amantes do escritor saberem o que ele pensava sobre um tema que lhe era querido, sobre o qual sabe-se, ele pensou dedicar um romance.

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