A propósito de uma discussão radiofónica

|
Neste programa do Esplanada Cidadania, eu e o Ricardo Mesquita travámo-nos de razões sobre o Casamento Homossexual. Respeitando todas as opiniões, o António Silva, nosso moderador, colocou inteligentemente a questão não tanto na nossa opinião, mas mais na necessidade de referendo ou não. Na altura, tal como agora, acho que sim. Disse-o como se pode ouvir no programa, através da qual me cito imprecisamente "ninguém votou num partido pelo seu programa eleitoral conter o casamento homosexual" até porque acho que dos poucos que têm em conta o tal manifesto, contam-se pessoas que "estão mais preocupadas com assuntos económicos e sociais.". Ainda que legal, não reconheço legitimidade moral do parlamento para proceder a esta legislação sem consulta popular. E sim, para mim as instituições democráticas devem-se revestir não só de legitimidade jurídica, como também legal.
No entretanto, discutimos a pouca habilitação dos deputados da câmara. Concordámos, mas eu, mais pessimista, fundei neste aspecto a minha posição. Como os ouvintes devem agora saber, eu estava apenas a ser realista. É que de facto, eles não estão a levar isto a sério, mas mais como um jogo politico imoral.

0 horizontes dispersos: