Uma excelente prenda de Natal

|
Sai na Quinta-Feira o livro "A Nova Esquerda - Raízes Teóricas e Horizonte Politico", obra do Dr. Celso Cruzeiro, um livro que segundo o autor se trata do seu testamento político.

À primeira vista, um livro muito pertinente, baseado num raciocínio novo que preenche o esqueleto caduco do Marxismo. Nos tempos modernos as ideologias têm caído e sido suprimidas pela conveniência e mesquinhes política. Daí, serem sempre de aplaudir iniciativas de fundo, esforços para reavivar a necessidade veemente de pensar.

Para falar sobre a obra, nada melhor que o autor. Aqui ficam as frases fortes da apresentação de "A Nova Esquerda - Raízes Teóricas e Horizonte Politico":

"Nós não podemos procurar as soluções para as questões conflituais e sociais nas páginas X do "Capital" que Marx escreveu, nós não temos que regressar a Marx nesse sentido, nós temos é de trazer Marx aos dias de hoje e ver até que ponto e em que medida a teoria marxista nos ajuda a perceber a complexidade nova que ele não viu porque não existia no tempo dele"

"Aflige-me muito que na complexidade das sociedades modernas de hoje nós tentemos demonstrar de um ponto de vista de um texto de mais de um século atrás uma solução e nos lamentemos que o texto não seja maior. É porque não somos capazes de, no texto ou na prática, avançar"

"O diálogo é possível. Para isso eu acho que é fundamental quebrar muitas das amarras às nossas próprias estruturas de pensamento, que é preciso ter uma teoria crítica permanente sobre aquilo que fazemos, sobre no que nos inserimos, sobre as ideias que ganhámos, mas isso é muito difícil"

"É preciso acabar com esta paralisação teórica"

"É enquanto vivemos que nos compete fazermos aquilo que nos parece provisoriamente que deve ser feito".

Nota: A minha sugestão restringe-se à temática e ideia. Sobre toda a concepção subjacente ao livro não me posso pronunciar pois enquanto não estiver disponível nas livrarias, desconheço o seu teor.

1 horizontes dispersos:

Pedro Sá disse...

Necessário seria dizer curto e grosso que o marxismo foi das piores doutrinas alguma vez elaboradas.